Há bem pouco tempo, muitas pessoas discriminavam o envelhecimento, não considerando aspectos relevantes que permeiam o envelhecer, como : o emocional, o psicológico, o social, o econômico-produtivo-intelectual, o artístico, o esportivo, o nutricional e a saúde. A pessoa a partir dos 50 anos se auto discriminava com o pensamento "já estou passando da idade", "não tenho mais tempo", "não fica bem na minha idade" e tantos outros chavões, que na realidade apontavam para uma ideia preconceituosa, materializada nas ações discriminatórias dela própria e da sociedade. Em resumo, não havia inclusão das pessoas que entravam nessa fase que chamaremos aqui a "MELHOR IDADE", por ser a mais experiente e a mais poderosa fase, por ter assimilado uma sabedoria que os mais jovens ainda não tiveram a sorte ou oportunidade de viver; assim como, não havia inclusão social de pessoas com necessidades especiais, dos negros, dos obesos, ou seja dos "diferentes".
Reconhecendo na missão da nossa universidade, estamos buscando colaborar para construção de laços entre gerações, aproveitando as competências de pessoas de Melhor Idade, quer nos assuntos comunitários e relacionados com a família, utilizando as competências dos cursos de Artes do Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador, para trabalhar no sentido de, desenvolver um processo da melhoria da qualidade de vida e/ou da consolidação da paz no íntimo dessas pessoas que passam por momentos de grandes mudanças fenomenológicas naturais, conflitos mundiais, relacionamentos e políticas sociais, que são complicadores em todos os níveis, visto por todos através das imagens cotidianas de TV, jornais e revistas, que invadem a casa de todos nós, amedrontando a todas as pessoas, independente de fases de vida.
Estando nos adaptando para um século XXI melhor, buscamos viabilizar uma educação sensorial para todas as idades que possibilite também uma auto-identificação de potencialidades e possibilidades de atuação cultural e/ou ocupacional.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comentário
Esse trabalho é maravilhoso, são lindos e criativos. Adorei ver tia Isabel pintando "o sete" (rsrsrs) no blog.
1 de setembro de 2010 17:46
Comentário:
Anônimo disse...
Que grande é ser mulher e que belo é poder vivê-lo com tamanha intensidade.Lindas todas vocês! Mulheres fortes, seres de luz iluminando o mundo.Parabéns!
Beijos no coraçáo.
Mônica Gusmáo(filha,muito orgulhosa, de Graça Gusmáo)
14 de junho de 2010 12:49
Ateliê de Arte e Criatividade
- Ateliê de Arte e Criatividade
- Salvador, Bahia, Brazil
- Grupo de Extensão do curso de Artes Visuais da UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário